Panquecas americanas fofinhas para o café da manhã

A melhor receita de panquecas da vida! Do livro "Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã"

RECEITASGASTRONOMIA

🖊 Redação Com Limão e Sal 📷 Rafael Carvalho Lima

11/4/20252 min read

Panquecas americanas com mel e geleia. Foto: Rafael Carvalho Lima
Panquecas americanas com mel e geleia. Foto: Rafael Carvalho Lima

Quem ama café da manhã não pode perder esta receita incrível de panquecas americanas! Fofinhas, práticas, rápidas e deliciosas, estas panquecas agradam qualquer um na primeira refeição do dia ou no lanche da tarde. Podem ser servidas com manteiga, geleia, mel, melado... Só escolher!

Esta receita é da Luciana Mastrorosa e é uma das mais queridas de seu livro "Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã".

Quer mais receitas como esta? Compre o livro aqui

Leia abaixo um trecho do livro e aprenda a fazer as panquecas americanas da Luciana Mastrorosa:

“Adoro panquecas! São fáceis de fazer, e a mistura de ingredientes secos pode ser preparada com antecedência, juntando-se na hora apenas os líquidos. É divertido para preparar de manhã, especialmente para quem tem crianças em casa, já que a massa delicada da panqueca combina com

os mais diferentes recheios. Os norte-americanos as consomem em pilhas ou individualmente, regadas com mel ou maple syrup (xarope de bordo, típico do Canadá), ou servidas com geleia, morangos picados e polvilhadas com açúcar de confeiteiro. Eu gosto de servi-las com manteiga e geleia, de preferência feita em casa, bem pedaçuda e menos açucarada. Mas uma boa manteiga de amendoim, com seu sabor untuoso salgado e doce, também fica deliciosa – outro ingrediente tipicamente norte-americano que, se usado com moderação, pode fazer maravilhas pelo seu café da manhã.” (pág. 63)

PANQUECAS AMERICANAS

por Luciana Mastrorosa
rendimento: cerca de 8 unidades

Ingredientes:

1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de açúcar
250 ml de leite
1 ovo
1 pitada de sal
óleo ou manteiga quanto baste para untar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o açúcar e a pitada de sal. Reserve. À parte, bata o ovo e adicione a manteiga derretida (já fria) e o leite. Misture bem e vá acrescentando aos poucos os ingredientes secos reservados, mexendo delicadamente até obter uma massa líquida e homogênea. Deixe descansar por 5 minutos.

Enquanto isso, derreta uma colher de manteiga e reserve numa tigelinha. Unte a frigideira ou panquequeira com a manteiga derretida, usando um pedaço de papel-toalha para facilitar a operação e evitar o excesso de gordura. Com uma concha pequena, despeje um pouco da massa de panqueca no centro da frigideira e cozinhe, em fogo médio, até a massa começar a se desprender da panela e formar bolhas na superfície.

Vire a panqueca e frite do outro lado até desprender da frigideira e ficar bem dourada. Repita o processo com toda a massa. Sirva as panquecas com mel, calda de caramelo, maple syrup, geleia, queijos cremosos ou outro recheio de sua preferência.

A panqueca pode ser feita mais fininha, como um crepe, espalhada por toda a frigideira, ou então menor e mais gordinha, colocando-se menos massa e deixando-a concentrada no centro da frigideira, como indicado aqui. O ideal é servir as panquecas bem quentinhas, mas elas podem ser empilhadas, uma a uma, em uma tigela aquecida, até a hora de servir.

Visite nossa loja e compre o e-book "Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã", de Luciana Mastrorosa.