Congresso da Boa Lembrança celebra 30 anos com jantar medieval em São Roque (SP)

Fundada em 1994 pelo chef italiano Dânio Braga, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança valoriza e difunde a gastronomia brasileira, com experiências eternizadas em cerâmicas artesanais colecionáveis

GASTRONOMIAVIAGENSARTE

🖊 Luciana Mastrorosa 📷 Luciana Mastrorosa e Divulgação

10/8/20252 min read

30o Congresso da Boa Lembrança. Foto: Divulgação
30o Congresso da Boa Lembrança. Foto: Divulgação

Este ano, a tradicional Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, fundada em 1994 pelo chef italiano Dânio Braga, comemorou a 30ª edição de seu Congresso Nacional com um evento diferente, no dia 7 de outubro: um jantar medieval no Castelo de São Roque, com direito a banquete em mesa compartilhada, diferentes assados, vinhos, sobremesas e trilha sonora ao vivo, com músicas que remetem à Idade Média.

O evento reuniu os associados da Boa Lembrança, entre chefs, empresários e parceiros, para celebrar conquistas, planejar o futuro e criar conexões. Mais de 120 participantes – incluindo uma press trip com influenciadores e a equipe de Com Limão e Sal – estiveram presentes no jantar comemorativo em São Roque, cidade próxima à capital paulista e que está, cada vez mais, se destacando na produção de vinhos de qualidade e na oferta de bons restaurantes e passeios gastronômicos.

Mesa compartilhada e grandes assados

O jantar, aberto ao público (R$ 335 por pessoa), começou às 18h e se estendeu até 23h, incluindo coquetel servido em uma grande mesa de madeira num dos salões do castelo. A variedade era grande: tinha salames, presunto cru, queijos, espumante, pães artesanais, legumes assados e pratos à base de alcachofra, a flor comestível que é um dos ícones da gastronomia de São Roque.

O menu foi elaborado pelo anfitrião desta edição, o chef Ailton Piovan, da Cantina Piovanelli, em São Roque. O chef recebeu a todos com grande simpatia e apresentou ainda uma seleção de carnes assadas, servidas à vontade no grande salão do castelo.

Dispostos em pequenas tendas instaladas no salão, foram servidos pernil bovino em lascas, porchetta bem crocante e suculenta, peru assado com farofa e peixes amazônicos assados inteiros, acompanhadas por arroz e massas. De sobremesa, teve tiramisù, pera ao vinho tinto com creme de doce de leite e mascarpone e frutas variadas.

Para harmonizar, a festa foi acompanhada dos vinhos exclusivos Pacheca Reserva Boa Lembrança Branco e Tinto, e do espumante Ricordi 30 Cuvée Nature.

Cerâmica e guia 2025

Além dos comes e bebes caprichados, todos os participantes receberam, no fim da noite, o símbolo da Boa Lembrança: uma cerâmica pintada à mão, com a imagem do Castelo de São Roque. Um mimo colecionável que já faz parte da memória de muitos que estiveram presentes nos restaurantes associados. A assessoria de imprensa presenteou o grupo de jornalistas e influenciadores também com o Guia de Restaurantes 2025 da Boa Lembrança, com todos os participantes de todo o Brasil.

Há três décadas, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança busca valorizar e divulgar a gastronomia brasileira, suas características e seus ingredientes regionais. Conta com um rigoroso processo de avaliação e seleção de seus associados para reunir restaurantes que transmitem qualidade e excelência em seus serviços, além de promover a diversidade e a riqueza gastronômicade suas cozinhas, traduzidas em receitas inéditas e renovadas a cada ano.

Acesse o site boalembranca.com.br e conheça os restaurantes participantes e o trabalho realizado pela Associação. Conheça a coleção de cerâmicas de 2025: boalembranca.com.br/colecao-2025

Vai lá: 🍋

📍 Associação da Boa Lembrança
@boalembranca

📍 Cantina Piovanelli
Rua Antonino Dias Bastos, 21, loja 5, São Roque (SP)
@cantinapiovanelli

📍 Castelo de São Roque
Estrada Turística do Morro do Saboó, 1601, São Roque (SP)
@ocastelo_sr

Leia também: São Paulo celebra a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana