São Paulo celebra a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana
Evento une 20 chefs italianos e 20 restaurantes da capital paulista, em uma edição marcada pela candidatura da cucina italiana a patrimônio imaterial da UNESCO
GASTRONOMIA
🖊 Luciana Mastrorosa 📷 Rafael Carvalho Lima e Divulgação/ Consulado Geral da Itália em São Paulo
10/8/20253 min read


A partir de 20 de outubro, São Paulo volta a respirar o perfume das cozinhas regionais italianas. Em sua 14ª edição, a Settimana della Cucina Regionale Italiana, realizada pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, reúne 20 chefs vindos diretamente da Itália e 20 restaurantes paulistanos, em uma celebração dos sabores, gestos e tradições da Itália.
Mais do que um festival gastronômico, a Settimana é um tributo à diversidade italiana à mesa, o que faz ainda mais sentido numa cidade como São Paulo, definitivamente marcada pela comida dos imigrantes da Bota. Cada restaurante participante se transforma, por uma semana, em uma espécie de “embaixada” regional — de Abruzzo a Veneto — apresentando cardápios inspirados em receitas típicas, preparados em parceria entre os chefs italianos convidados e as equipes locais.
Os menus, servidos no almoço e no jantar, seguem o formato clássico do mangiare all’italiana, com quatro etapas: antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Entre as sugestões, aparecem delícias como o tortelli maremmani con ragù di carne e pecorino stagionato, da Toscana; o ricciola alla puttanesca, da Campania; e o irresistível cannolo siciliano, recheado com ricota, pistache e sorvete de laranja caramelizada.
“Cada menu traduz o orgulho de um patrimônio vivo, feito de gestos, técnicas e sabores que atravessam gerações”, diz Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, que recebeu a imprensa, incluindo a equipe de Com Limão e Sal, para o coquetel de lançamento desta edição da Settimana, no Consulado Geral da Itália em São Paulo, na noite de terça-feira (07).
Esteve presente o chef Massimo Ferrari, do Felice e Maria Gastronomia, em São Paulo, padrinho desta edição da Settimana. Massimo contagiou a todos com sua alegria vibrante, e inspirou chefs e presentes a explorar ao máximo a magia da cozinha italiana, que encanta gerações no mundo todo.
Patrimônio imaterial
Neste ano, a Settimana ganha um significado especial: acontece em sintonia com a candidatura da cozinha italiana a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cuja avaliação está prevista para dezembro. “Realizar o evento neste momento amplia o alcance da nossa mensagem”, acredita o cônsul.
Além dos jantares, a programação inclui aulas práticas com o chef Claudio Rocchi, workshops, palestras e a mostra fotográfica La Cucina Italiana, em cartaz no Istituto Italiano di Cultura até dezembro. O público poderá ainda acompanhar conferências com Pier Luigi Petrillo, especialista em candidaturas à UNESCO, e Maddalena Fossati Dondero, diretora da revista La Cucina Italiana e presidente do comitê promotor da candidatura.
Curada por Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina no Brasil, a Settimana reafirma o papel de São Paulo como ponto de encontro entre culturas e sabores. Desde sua criação, em 2012, o evento tem sido um elo entre tradição, inovação e hospitalidade, uma ponte afetiva entre o Brasil e a Itália.
Vai lá: 🍋
14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana
De 20 a 26 de outubro de 2025, em 20 restaurantes de São Paulo, com 20 chefs vindos da Itália
🔗 Mais informações, menus e endereços: settimanacucinaitaliana.com
Leia também: Tempos de uma Casa: os bastidores da elegância do cotidiano na Casa Museu Ema Klabin














Revista Com Limão e Sal
Conteúdo autoral sobre gastronomia, viagens e arte. Comidas, bebidas, receitas, vinhos, restaurantes, turismo, cultura. Por Luciana Mastrorosa e Rafael Carvalho Lima
contato
fale conosco
+55 11 96113-6313
© 2024. All rights reserved.