Galette de rois: para celebrar o Dia de Reis
Em 6 de janeiro é comemorado o dia em que os três reis magos chegaram a Jesus, com ouro, incenso e mirra. Conheça o doce que celebra essa data
GASTRONOMIA
🖊 e 📷 Luciana Mastrorosa
1/6/20262 min read


Em 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis. Na tradição católica, foi o dia em que os três reis magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – encontraram o menino Jesus, levando a ele presentes, notadamente ouro, incenso e mirra. É também o dia em que se encerram os festejos natalinos, quando a árvore é desmontada e os enfeites são retirados e guardados, à espera de mais um Natal. Hoje também se comemora o Dia do Astrólogo, pois, como conta a história, os reis magos eram estudiosos dos astros, guiando-se por eles, como a Estrela de Belém, para chegar até Jesus.
Na gastronomia, há muitos símbolos ligados a esta data. É o caso dos bolos com frutas cristalizadas e cobertura de glacê e da galette de rois, uma torta de massa folhada, recheada com frangipane (creme delicado de amêndoas), típica da tradição francesa.
O divertido dessa história é que alguns desses doces de Dia de Reis escondem um pequeno mimo, que pode ser uma pecinha do presépio (também chamada de fava), uma pedrinha bonita, uma moeda ou um anel. Quem come do bolo, ou da torta, e encontra o presente escondido é o rei do ano!
O chef pâtissier francês Fabrice Le Nud, radicado no Brasil, é um dos que preparam a tradicional galette de rois, em São Paulo (SP), exatamente como na França. Dentro dela, vem uma fava de porcelana. E o doce acompanha ainda uma coroa dourada de papel, para festejar o rei ou rainha do ano, que tem a sorte de encontrar o presentinho na galette.
O doce é vendido em diversos tamanhos. Para celebrar nosso Dia de Reis, compramos a galette pequena (R$ 168), que serve quatro pessoas (mas é bem grande, eu diria que seis pessoas comem facilmente).
Tradição francesa em pâtisserie
Le Nud mantém sua paixão pela confecção de doces franceses há quase 50 anos. Nascido e criado na França, está há mais de 35 anos no Brasil e manteve, por duas décadas, uma loja de doces finos, a Pâtisserie Douce France, nos Jardins, na capital paulista. A pandemia derrubou os negócios e o obrigou a fechar o ponto, que somava uma legião de fãs. Mas a força da Covid-19 não foi suficiente para reduzir o desejo do chef pâtissier de seguir fazendo o que mais ama.
Então, abriu uma pequena fábrica na Bela Vista, no centro de São Paulo (SP), onde produz croissants, chocolates, sorvetes, mil-folhas, e os doces tradicionais de festas, como a bûche de Noel e a galette de rois. Entrega em toda a São Paulo, com delivery próprio ou nos aplicativos de comida. Ali, como contou numa entrevista para esta que vos escreve, há dois anos, ele se reencontrou e pode fazer o que mais gosta, com mais tranquilidade e paz.
Para nossa sorte, a galette de rois está disponível em sua nova Pâtisserie Douce France e vai adoçar nosso Dia de Reis, trazendo um pouco mais de magia e delicadeza para esta data tão especial. Quem vai ser o rei ou a rainha do ano?
Vai lá: 🍋
📍 Pâtisserie Douce France
Rua Major Diogo, 868, Bela Vista, São Paulo (SP)
De domingo a domingo, das 8h às 18h. Tel: (11) 3262-3542
patisseriedoucefrance.com.br
@patisseriedouce
Veja também: aprenda a fazer bruschetta de tomate com manjericão
Revista Com Limão e Sal
Conteúdo autoral sobre gastronomia, viagens e arte. Comidas, bebidas, receitas, vinhos, restaurantes, turismo, cultura. Por Luciana Mastrorosa e Rafael Carvalho Lima
contato
fale conosco
+55 11 96113-6313
© 2024. All rights reserved.
